redacao@gritoregional.com.br     (67) 9 8175-8904

Tudo sobre a região do Anhanduizinho

Tudo sobre a região do Anhanduizinho

           

Campo Grande, terça-feira, 11 de novembro de 2025.

no caminho certo!

Aluna e professora da escola “Elzio Ramires Vieira”, no Jardim Pênfigo, são destaques na FECIT da REME

Por Gilson Giordano em 07/11/2025 às 15:40

Feira da Ciência da REME, reúne 386 alunos de 55 escolas, apresentando suas criações cientificas (Foto:Divulgação)

Com o futuro dos mais promissores, 386 alunos representantes de 55 Escolas da Rede Municipal de Ensino (REME),  orientados por 157 professores, contemplando desde a Educação Infantil até a Educação de Jovens e Adultos (EJA), estão participando da IV Feira de Ciências, Inovação e Tecnologia da Rede Municipal de Ensino (FECIT) nesta quinta-feira (6)  sexta-feira (7), que está sendo realizada em um shopping localizado na região norte da Capital de MS, onde os participantes do evento, estão sendo incentivados  e sendo os principais protagonistas estudantil evidenciando a cultura cientifica das escolas onde os mesmos estudam.

Da Escola Municipal da Rede de Ensino (REME) Elzio Ramires Vieira, localizada no Jardim Pênfigo, no bairro Centenário, na região do Anhanduizinho, está a aluna Sara dos Santos, que ao lado da professora Karimy Aquino que desenvolveram e apresentaram vasos sustentáveis de concreto com reaproveitamento de isopor, transformando resíduos não recicláveis em “ecoblocos” com propriedades térmicas e benefícios ambientais.

O ecobloco (ou tijolo ecológico) é um material de construção sustentável projetado para reduzir o impacto ambiental das obras. Ele se diferencia dos tijolos convencionais por seu processo de fabricação e composição, que frequentemente incorporam materiais reciclados ou evitam processos prejudiciais ao meio ambiente. 

Entre os destaques desta edição estão a parceria com o Projeto Jovem Controlador em Ação e a realização da feira em um espaço de grande circulação pública, o que amplia o acesso dos moradores às produções científicas dos estudantes. As escolas com maior número de trabalhos inscritos são a E.M. Professor Vanderlei Rosa de Oliveira e a E.M. Licurgo de Oliveira Bastos, ambas com 12 projetos.

O Secretário Municipal de Educação, reforça a importância do evento no percurso acadêmico dos alunos. Ele destaca que a FECIT potencializa a formação científica desde a Educação Infantil, em consonância com as competências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Os projetos finalistas recebem medalhas e podem ser credenciados para importantes feiras científicas, como a Febrace, ampliando as oportunidades para os jovens pesquisadores.

Outro destaque é o projeto do aluno Yam Miguel de Oliveira, da E.M. Irmã Edith Coelho Netto, que criou uma campanha de divulgação científica sobre a Síndrome Nefrótica, utilizando histórias em quadrinhos, QR Codes e modelos didáticos. A iniciativa mostra como o conhecimento pode promover autonomia e conscientização entre estudantes e comunidade.

Durante os dois dias de evento, o público poderá acompanhar a exposição e avaliação dos projetos, além de atividades formativas para professores orientadores, como o painel “Potencialidades e fragilidades nos trabalhos de iniciação científica” e a roda de conversa “Caminhos para o fortalecimento da iniciação científica e organização da V FECIT”.

Com crescimento expressivo a cada edição, a FECIT consolida-se como o maior evento científico estudantil da Rede Municipal de Ensino (REME), fortalecendo o compromisso do município em estimular o pensamento científico, a criatividade e a inovação desde os primeiros anos escolares.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!





Exibir botões
Esconder botões